Dois anos sem o Pe. Nelito

 

Dois anos da partida de Nelito Dornelas - Magda Melo


Hoje dia três de fevereiro de 2023, dois anos de falecimento do Pe Nelito Dornelas, lembranças e saudades eternas desse grande Ser Humano. 


O Nelito era alegria, sempre de bem com a vida, espontâneo, onde ele estivesse sua voz e risada eram inconfundíveis.

Sempre pronto a servir, acolher. Era defensor, conciliador, fugia de conflitos. Mas jamais fugiu da luta.


Comprometido com as pessoas, as causas que acreditava, com as assessorias que realizava, os retiros que pregava, as aulas que ministrava. Era luz aos que o procurava. Poucas vezes disse não, somente quando as datas tornavam impossíveis, mas mesmo assim geralmente se ajustava uma nova data. 


A partilha, acolhida faziam parte de sua vida. Sua casa e coração sempre abertos.

Solidário, amigo, educado, prestativo, com uma memória impecável.

Muitas vezes dormia pouquíssimas horas ou nem dormia para estar presente em compromissos e até em outros lugares distantes, ou mesmo em viagem a noite toda, mas sempre cumprindo seus compromissos.


Era missionário, escritor, assessor, poeta. Ávido de conhecimento, de saber, e, sempre a partilhá-los. Constantemente falava ao telefone com sua mãe e toda oportunidade estava junto aos seus familiares.


Faleceu aos 58 anos de idade. Tem-se a impressão de que ele sabia que morreria cedo. Na verdade o pai, a irmã que era muito próxima, ambos faleceram cedo. O pai com pouco mais de 40 anos e a irmã com 48 anos de idade.


Em relação a covid cuidava muito, chegando a ficar triste com pessoas que nem máscara usava, mas mesmo cuidando, ainda na pandemia, atendeu doentes, realizou exéquias. Nelito dizia que se pegasse covid não resistiria.


Apesar da pouca idade, escreveu muito, trabalhou e viveu intensamente, e, deixou um grande legado. As lives realizadas no período de 01 ano após seu falecimento tem esse testemunho de legado.


Na cidade de Governador Valadares foi criado pelo Imile (Instituto de missionários leigos) um bosque e dado o nome de Nelito Dornelas.

Saiu a documentação do Instituto Padre Nelito Dornelas criado pela Comissão da Bacia do Rio Doce, e objetos da capela que estava na casa, alguns livros, túnicas, ficarão num espaço no oportunizado pelo Instituto.


Que Nelito interceda por nós, pelo povo excluído, marginalizado, fragilizado, pelo nosso Brasil.

Nelito presente, presente, presente na caminhada!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advento