SEMANA SANTA E SANTIDADE

 

Como santificar-nos na Semana Santa renovando-nos com a Ressurreição?

Esta semana é diferenciada. É uma semana de reflexões, de paradas e análises, de buscar nas entranhas o nosso mais profundo e verdadeiro eu. Jesus viveu humanamente a sua divindade para que pudéssemos viver a nossa humanidade divinamente.

Por que semana santa?

Devemos viver todos os dias como se santos fossemos, uma vida comprometida com os irmãos, de santidade. Sempre se acreditou que a santidade fosse algo diferenciado, maior. No entanto, a santidade se realiza a partir de pequenas atitudes, que se tornam grandes, pela importância de quem a recebe e especialmente se for realizada com amor.

 

Tornar Jesus presente em cada um de nós, somente o faremos se os nossos olhos estiverem atentos aos sinais dos tempos e aos clamares do outro. Como Deus onipotente estava além do horizonte, também a santidade parecia muito distante, entretanto, recentemente, o Papa Francisco nos tem ensinado ser diferente.

 

Viver a santidade é expressar o amor e externar a missão cristã, não é fácil, mas, ao vivenciá-la, nos fortalecemos, vamos superando nossas fragilidades, egoísmo e o medo, superando frustações, partilhando realizações e alegrias.

 

E vamos seguindo em frente cada dia mais com nosso olhar límpido, nossas atitudes concretas, com dúvidas e incertezas transformadas em esperanças renovadas nesse tempo propicio e necessário a mudanças. As mudanças iniciam-se dentro de cada um de nós, se, superarmos as nossas resistências e nos abrirmos, alcançaremos a força da ressurreição.

 

Estamos vivendo uma época de imensos desafios, na qual somos impelidos a buscar a verdade, construir estradas, ser pontes, não perder o rumo, cultivar os valores que nos são caros, acreditando no amor e comprometidos com a solidariedade.

 

E essa angústia, impotência, que inquieta imensamente, como ressuscitar com a irmã(o) em solidariedade, apoio, reconstruindo, ajudando a superar tanto sangue derramado, vidas ceifadas pela doença, pela guerra, pelo poder, fome, discriminações, sem teto, sem dignidade.

 

A palavra de Deus nos ressignifica, precisamos buscar forças para alimentar o nosso compromisso e viver a fraternidade universal, pois Deus é amor e sua Palavra nos faz criaturas amorosas, dedicadas, compromissadas.

 

Que nesta semana possamos ressuscitar com Jesus no domingo de Páscoa e essa passagem de vida nova possa realmente nos renovar e nos transformar.

 

Uma santa e abençoada pascoa

Com ternura, Magda Melo

17-04-2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advento