Esperançar na desesperança

 

Esperançar mesmo na desesperança

 

Neste ano em que estamos vivendo esta dura realidade da pandemia, em que fomos obrigados ao isolamento, sentindo a dor pelas perdas, o medo, as incertezas, esse imenso desafio.

Diante de todo esse contexto nossa esperança também se abala, nossa fé se fragiliza. O advento é tempo especial de silêncio, esperança e contemplação, escuta, vigília, sobriedade e principalmente coração aberto e prontos a acolher Jesus Cristo.

Que o Advento nos dê vida neste tempo de incertezas, e esperança na certeza do amor de Jesus. Nos torne vigilantes e firmes nas tempestades, cuidadores sem descuidar-nos, cuidando e interessando por todos e tudo. Ter cuidado significa reconhecer o valor de cada pessoa individual, de cada relação, do grupo. Significa ter uma grande atenção ao gesto mais simples, vigiar para que todos se interessem por todos e por tudo que está acontecendo, empenhando-se para que o melhor seja realizado, pontes construídas na espera e certeza da vinda de Jesus Cristo.

Portanto, esse advento, será para nós permanecer fiéis na noite, vigiando para que nossa pequenina fé não se inflame e se torne tão brilhante e ilumine a escuridão e onde a fé possa estar fragilizada. Que a noite seja sempre a medida da nossa fé, porque, se cedermos à tentação de querer ver e saber tudo, não viveremos mais no espaço de fé, mas das certezas, e não seremos mais fiéis.

Ser fiéis na noite, como Jesus nos ordena, também significa tomar consciência de que a noite é o tempo do silêncio, das vozes baixas, dos sussurros, do murmúrio submisso. Na noite não se grita, não se eleva o tom, não se faz ouvir a própria voz na praça. Jesus, instituindo-nos como fiéis na noite, quer que a sua palavra, o seu Evangelho se meça com o silêncio da noite.

Jesus dá aos seus discípulos e a nós um mandamento e diz: “Até o meu retorno, que o modo de vocês serem fiéis e que o modo de vocês estarem no mundo sejam um vigiar, sejam um esperar-me. O Senhor nos deu a única coisa necessária para quem está no escuro, uma lâmpada: “A tua palavra é lâmpada para os meus passos” (Sl 119, 105).

Dispomos apenas da pequena chama de uma lâmpada. Mas uma chama não ilumina tudo, não permite ver tudo, mas apenas o suficiente para poucos passos. Por isso, a nossa fé, assim como a Palavra que a gera, é apenas uma pequena chama que não permite ver tudo como em plena luz, não possui a clareza sobre tudo e, portanto, não dá certezas inabaláveis, não oferece verdades absolutas a serem impostas com força, não permite a arrogância daqueles que presumem possuir toda a verdade. Os fiéis na noite procuram a verdade com o mesmo esforço com que, no escuro, se busca o caminho: apalpando, muitas vezes errando e se desviando do caminho.

E assim vigiando, preparando, alegrando e confiando, vamos interiorizando, perdoando-nos e sendo promotores de alegria e paz, apesar da dor e da incerteza, mas na certeza e em preparação a chegada do Messias.

 

         “Que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17,21).

         É necessário ainda, ser ecumênico, desenvolver uma espiritualidade amadurecida e sincera, com sentimentos e atitudes de acolhimento, humildade e respeito ao outro, numa real intimidade com Deus.

 

As bem-aventuranças da vida cristã ecumênica

1- Bem-aventuradas as pessoas que amam a sua igreja

2- Bem-aventuradas as pessoas que sabem dizer quem são sem desvalorizar o outro

3- Bem-aventuradas as pessoas que sabem ouvir e querem conhecer as outras pessoas diferentes

4- Bem-aventuradas as pessoas de igrejas diferentes que trabalham juntas por um mundo melhor

5- Bem-aventuradas as pessoas que partilham dons e recursos na evangelização

6- Bem-aventuradas as pessoas que sabem curar feridas

7- Bem-aventuradas as pessoas que ensinam às crianças, aos jovens e aos adultos na espiritualidade da reconciliação ecumênica

8- Bem-aventuradas as pessoas que veem na diversidade uma riqueza

9- Bem-aventuradas as pessoas que vivem a alegria da oração ecumênica

10-  Bem-aventuradas as pessoas que cultivam as qualidades necessárias à vida cristã ecumênica.

 Magda Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog