Nosso Pai e o Pai nosso
Nosso Pai e o Pai nosso
Deus nosso Pai, é um Pai que ama, acompanha, cuida e sustenta os seus filhos e chega até a doar a vida por eles. Temos na bíblia numerosos exemplos de pais que amaram seus filhos e lhes transmitiram a fé no único Deus – a ponto de Javé ser conhecido como “o Deus de nossos pais”.
Na cena de nascimento de Jesus, sintetizada nos presépios, reina o menino Deus recém-nascido. Maria irradia luz, emoção e alegria. Mas deixando o olhar flutuar ao sabor da atmosfera criada pelos dois personagens descobre-se o encanto de figura discreta, séria, silenciosa: São José. Com certa invisibilidade, o terno carpinteiro na iconografia cristã.
Que todos os pais possam viver intensamente a sua paternidade, e os filhos reconheçam a importância do pai, que os laços e sentimentos toquem cada pessoa, mesmo os que não conheceram seus pais, por diversos motivos e os que seus pais já se foram para os braços do Pai.
Ser pai é amar, não importa que seja pai de coração, aquele que cuida. É preciso que o amor do nosso Pai, circule pelos pais e filhos todos os dias, e se fortaleza cada vez mais. Que sejamos portadores do amor aos nossos pais e aos pais que conhecemos, pois todos, tem um valor imensurável.
Que os filhos valorizem os seus pais e busquem ser pai para seus filhos da mesma maneira que sempre desejou que seu pai o fosse, seguindo exemplo de Jesus que sempre buscava o Pai.
Neste dia dos pais, nós cristãos deveríamos refletir mais sobre essa conexão para nos sentirmos mais envolvidos pela presença divina e reafirmar que o nosso Deus é um Deus próximo e que se revelou assim como é, como Pai (em José) como Filho (em Jesus) e como Espírito Santo (em Maria).
Que neste dia todos os nossos olhares se voltem para este pai bondoso, companheiro, fiel, amigo e protetor da Igreja e das nossas famílias.
Que São José o proteja e estimule a viver a plenitude da paternidade!
Carinhosamente,
Magda Melo
Comentários
Postar um comentário